Conceituação:
Em meados da década de 70, surge, de maneira acadêmica, nos Estados Unidos (Malcolm Knowles), uma nova visão para pesquisar, estudar e acompanhar o processo de aprendizagem de adultos, esta nova visão denominou-se Andragogia.
As análises andragógicas, baseadas nas teorias do pensador David Kolb, para o desenvolvimento da aprendizagem associada à mudança de atitudes, a partir de vivências, abstrações, reflexões e ações modificadoras, tem no participante, o principal ator do processo enquanto sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem.
Nesse contexto, a proposta andragógica possibilita o exercício e a ação-reflexiva sobre os elementos essenciais da aprendizagem vivencial: o conhecimento, as habilidades e a mudança de comportamento do aluno-participante.
Convém destacar que esse exercício propõe o “aprender fazendo” passando por uma experiência concreta, pela reflexão sobre a experiência e a transformação desta, a partir das observações em conceitos, verdades, abstrações generalistas, valores, entre outros. Fonte: ANDRAGOGIA: contribuições e desafios da aprendizagem do adulto a distância. Enilton Ferreira Rocha
Os programas de team building ou outdoor training elaborados pela Drhiade Consultoria em Recursos Humanos, respeitam as seguintes fases:
- Vivência: desenvolvimento da atividade ou exercício.
- Relato: expressão e compartilhamento das reações e sentimentos.
- Processamento: análise do desempenho e discussão dos padrões apresentados, que correspondem a “ pedra fundamental” do aprendizado vivencial, o espaço no qual são feitas as conexões entre o que aconteceu durante a atividade e a “vida lá fora”.
- Generalizações: Comparações e inferências com situações reais.
- Aplicação: compromisso pessoal com as mudanças e utilização dos novos conceitos no dia- a- dia da atividade profissional.
Principais competências abordadas nos programas desenvolvidos pela Drhiade Consultoria e Recursos Humanos:
- Liderança
- Motivação
- Criatividade
- Comunicação
- Foco no Cliente
- Flexibilidade
- Foco em Resultados
- Negociação
- Organização e Planejamento
- Visão Sistêmica
- Trabalho em Equipe
- Tomada de Decisão
Modelo de Circuito Outdoor Training : Exemplo Ilustrativo

O referido ciclo de aprendizado privilegia o “aprender a aprender”.
Assim, garante a aplicação prática das competências pelo uso dos domínios de aprendizagem, ou seja:
Cognitivo /pensar – Emocional/sentir – Psicomotor /fazer – Social /interagir.